Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Primeiros Passos: Calendário Acadêmico

 

2º Passo: Calendário Acadêmico
 
O Calendário Acadêmico é o documento Máximo que organiza as atividades no ano letivo no âmbito da Unifesspa e estabelece prazos a serem rigorosamente cumpridos. O referido documento é proposto pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) nos moldes do artigo 84 da Resolução 008/2014-CONSEPE (Regulamento do Ensino de Graduação) e aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).
 
Calendário Acadêmico é disponibilizado em inúmeras páginas da Unifesspa, dentre elas, estão a página do CRCA (https://crca.unifesspa.edu.br/), a página da PROEG (https://proeg.unifesspa.edu.br/) e a página principal da Unifesspa (https://www.unifesspa.edu.br).
 
Entendendo a importâcia de tal documento na nossa vida acadêmica, na Unifesspa, vamos lhe mostrar um pouco de como é estruturado este documento?
 
A primeira coisa a ser obervada, são as datas de início e término de cada periodo letivo. Lembramos que a Unifesspa trabalha com 4 período letivos anuais, nos quais se organizam os cursos regulares (Extensivos) que funcionam nos períodos PARES (Exemplo: 2017.4 ou 2018.2) e os cursos Intervalares (Intensivos) que se organizam nos períodos IMPARES (Exemplo: 2018.1 ou 2018.3).
calendario academico Aulas 
 
A segunda coisa a ser observada, e talvez seja neste momento a mais importante para você, são os prazos para solicitação de matrícula. A perda de prazo implica em consequência sérias, como a possibilidade de perder o periodo letivo, pois em conformidade com o artigo 15, §3º, o discente que não estiver matriculado no período letivo terá sua matricula trancada. Muita atenção, uma vez que a matrícula deverá ser solicitada a cada período letivo.
calendario academico matricula 
A terceira coisa a ser observada, são os prazos para solicitação de tutorias. Pravavelmente você ainda não sabe o que é uma tutoria. Não se preocupe, vou explicar! Tutoria é a possibilidade de uma componente curricular ser ofertada para você, de maneira excepcional, de forma que terá o acompanhamento e a orientação acadêmica necessária com a redução da carga horária da referida componente curricular nos momentos presenciais. Para que isso ocorra, existe alguns requisitos que devem ser atendidos conforme determina o capitulo V (Art. 48 ao 55) da Resolução nº 008/2014-CONSEPE (Regulamento do Ensino de Graduação). Mas entenda, essa possibilidade de tutoria é uma situação excepcional e não poderá ser utilizada dentro de condições acadêmicas consideradas normais na regulamentação interna da Unifesspa.
calendario academico tutoria 
A quarta coisa a ser obervada, também a cada periodo letivo, é o prazo de lançamento de conceitos. Este prazo é destinado ao professor, no entanto é importante que você acompanhe, pois se trata do encerramento do período letivo e o cumprimento deste prazo influencia no prazo de solicitação de matrículas no período letivo seguinta.
calendario academico printlancamento conceito
 
Com a observação e cumprimento desses prazos, você minimizará muito a ocorrência de problemas que poderão impactar no bom andamento no seu percurso acadêmico, assim como, na conclusão do seu curso. Ah, não se esqueça de olhar os outros prazos previstos no Calendário Acadêmico e também do Regulamento do Ensino de Graduação.
 
 
Fim do conteúdo da página