Perguntas Frequentes (Docente)
Como faço o cadastro no SIGAA?
O primeiro acesso ao SIGAA é realizado através do link https://sigaa.unifesspa.edu.br/, clicando na opção "Cadastre-se aqui Professor ou Funcionário". Nessa aba de cadastro, preencha todos os campos e clique em "Cadastrar". Na tela seguinte, confirme seus dados clicando em "Confirmar".
Pronto, dessa forma você já conseguirá ter acesso ao seu perfil no SIGAA.
Consulte o passo a passo: Primeiro Acesso Docente e Técnico.
Quando devo realizar o cadastro do Plano de Ensino no SIGAA?
O Plano de Ensino de todas as turmas sob a sua responsabilidade deve ser preenchido no início de cada semestre, em conformidade com os artigos 88 e 89 do Regulamento do Ensino de Graduação.
Posso alterar as informações contidas no Plano de Ensino no decorrer do semestre?
As informações contidas no Plano de Ensino cadastrado no início do semestre são uma previsão do que será passado à turma e podem ser alteradas no decorrer do semestre.
A recomendação é que as possíveis alterações do plano durante o período letivo sejam atualizadas no SIGAA, principalmente quando relacionadas às mudanças no número e tipo de avaliações a serem aplicadas.
Como faço para preencher o Plano de Ensino no SIGAA?
Após efetuar o login no SIGAA, acesse o “Portal do docente”, o qual abrirá um painel com as Componentes Curriculares ofertadas em seu nome, no período letivo atual.
Ao clicar na componente curricular, o sistema abrirá uma turma virtual para a componente. Do lado esquerdo, no menu, clique em "Turma" e depois em "Plano de Ensino".
Preencha todos os campos do Plano de Ensino. Ao final, você pode clicar em “Salvar”, caso deseje continuar o preenchimento do formulário em outro momento.
Ao finalizar o preenchimento completo do plano, clique em “Finalizar Plano”. Assim, você terá acesso à turma virtual
A Carga Horária de uma atividade curricular é expressa em hora-aula ou hora-relógio?
A Carga Horária de uma atividade curricular é expressa em horas-relógio, ou seja, a Carga Horária é que estabelece o tempo em horas-relógio (60 minutos) que cada atividade curricular possui. Da mesma forma, a Carga Horária estabelece também a quantidade de horas-relógio (60 minutos) obrigatória do Curso.
Qual a diferença entre hora-aula e hora-relógio?
A hora-aula trata-se da quantidade de cada aula ministrada em uma disciplina. Cada hora-aula possui 50 minutos.
A hora-relógio corresponde a 60 minutos.
Para saber a quantidade de hora-aula que deverá ser ministrada em uma atividade curricular, deve-se realizar a conversão da Carga Horária (expressa em hora-relógio) para hora-aula.
Confira o passo a passo para a conversão hora-relógio para hora-aula:
1º) Encontrar o tempo em minutos de uma disciplina:
Fórmula: Carga Horária da Disciplina x 60 minutos = tempo em minutos da disciplina
2º) Encontrar a quantidade de hora-aula da disciplina para ser ministrada no período letivo:
Fórmula: Tempo em minutos da disciplina ÷ valor de uma hora-aula (50 minutos) = Quantidade de hora-aula para o período letivo.
3º) Encontrar a quantidade de hora-aula da disciplina para ser ministrada em cada semana:
Fórmula: Quantidade de hora-aula para o período letivo ÷ 17 semanas (quantidade de semanas de um período letivo) = Quantidade de hora-aula ou quantidade de aulas de 50 minutos por semana.
Exemplos:
1º) Para uma atividade curricular de CH 34 horas:
- São necessárias 40,8 horas-aula para finalizá-la;
- 2 horas-aula por semana (100 minutos por semana).
2º) Para uma atividade curricular de CH 51 horas:
- São necessárias 61,2 horas-aula para finalizá-la;
- 3 horas-aula por semana (150 minutos por semana).
3º) Para uma atividade curricular de CH 60 horas:
- São necessárias 72 horas-aula para finalizá-la;
- 4 horas-aula por semana (200 minutos por semana).
4º) Para uma atividade curricular de CH 68 horas:
- São necessárias 81,6 horas-aula para finalizá-la;
- 5 horas-aula por semana (250 minutos por semana).
Quando devo apresentar os critérios de avaliações a serem aplicadas na disciplina durante o semestre?
Os critérios de avaliação da aprendizagem, contidos no Plano de Ensino, devem ser apresentados à turma no início do período letivo, conforme disposto no inciso I do Artigo 97 do Regulamento de Ensino de Graduação.
Tenho que apresentar e discutir os resultados de cada avaliação parcial junto à turma antes da aplicação da próxima avaliação?
Sim!
Os resultados de cada avaliação parcial aplicada devem ser expostos e discutidos com a turma antes da próxima verificação da aprendizagem, conforme disposto no inciso II do Artigo 97 do Regulamento de Ensino de Graduação. Dessa forma, o discente pode avaliar seu desempenho atual e planejar seus estudos para a próxima avaliação.
Tenho que devolver as avaliações corrigidas aos discentes?
Sim!
As avaliações parciais e finais devem ser entregues aos discentes, devidamente corrigidas depois de cada aplicação/correção. Dessa forma, o discente com as avaliações em mãos poderá solicitar a Revisão de Conceito, caso julgue necessário, conforme previsto na Seção V do Regulamento de Ensino de Graduação.
A sugestão é que seja criada uma lista para ser assinada pelos discentes, confirmando o recebimento de cada avaliação.
Tenho que materializar as avaliações do tipo seminário/exposição/visitas?
Sim!
A recomendação é que seja realizada a materialização de avaliações do tipo seminário, exposição de trabalhos, visitas técnicas e afins, através de fichas de avaliações, por exemplo, estabelecendo claramente os critérios de avaliações. Dessa forma, o discente com todas as avaliações em mãos poderá solicitar a Revisão de Conceito, caso julgue necessário, conforme previsto na Seção V do Regulamento de Ensino de Graduação.
Quem é o responsável pela oferta de turmas em cada semestre?
A oferta de turmas (Atividades Curriculares) é realizada pelo coordenador do curso dentro do período definido no Calendário Acadêmico. Durante a oferta, o coordenador cadastra as componentes que serão ministradas no período letivo e sugere o horário e o professor responsável por cada disciplina.
Como faço para ofertar turmas no SIGAA?
Após efetuar o login no SIGAA, acesse o “Portal do Coordenador”. Na aba “Turmas”, clique em “Solicitar Abertura de Turmas Regulares”. Na tela seguinte, realize a busca pelo componente curricular para a Turma que solicitará abertura (Sempre pelo código da Atividade Curricular), e posteriormente clique na opção “Buscar” na parte inferior.
Será listado a Atividade Curricular, contendo Código, Nome e Carga Horária. Clique na opção “Selecionar” através da seta de cor verde na lateral direita.
Na próxima tela, informe a quantidade de vagas reservadas e a turma destinada e realize a sugestão de docente, preenchendo o campo com o nome do docente e clicando em “Adicionar”. Ao final, clique em “Submeter Dados da Solicitação”.
Na tela seguinte, informe o horário da Turma até chegar em 100% no mínimo. Em seguida, clique em “Próximo Passo”.
Na próxima tela, verifique as informações cadastradas e caso estejam corretas clique em “Cadastrar Solicitação de Turma”.
Pronto, a solicitação de turma foi cadastrada com sucesso. As Atividades Curriculares passam a exibir o status “Pendente”, indicando que aguardam o atendimento da solicitação pelo Diretor/Secretário do Instituto.
Consulte o passo a passo: Oferta de Turma.
Quem é o responsável pelo atendimento da solicitação de turmas em cada semestre?
O atendimento da solicitação de turmas (Atividades Curriculares) é realizado pelo Diretor do Instituto/Secretário do Instituto dentro do período definido no Calendário Acadêmico. O diretor/secretário do instituto pode devolver a solicitação de turmas para devidos ajustes, caso necessário.
Como faço para atender as solicitações de turmas no SIGAA?
Após efetuar o login no SIGAA, acesse o “Portal do Docente”. Na aba “Chefia”, clique em “Turmas” à “Gerenciar Solicitações de turmas” à “Ver todas”.
Na tela seguinte, terá um formulário para buscar as solicitações. Além disso, também será apresentada uma lista de solicitações pendentes. Para atender à solicitação de Turma, clique na opção “Atender Solicitação” através do sinal de “+” na cor verde.
Na próxima tela, preencha os campos referentes a localização da turma, capacidade de alunos, turma destinada e reserva de vagas, confirmando na opção “Próximo Passo”.
Na tela seguinte, são apresentadas informações da Turma (Nome, Carga Horária e Horário da turma). Ao confirmar as informações, clique em “Próximo Passo”.
Em seguida, na tela seguinte, confirme o Docente sugerido ou informe o Docente da Turma, bem como a carga horária, período e horários de aula. Posteriormente, clique em “Adicionar” e em seguida em “Próximo Passo”.
Na próxima tela, você poderá adicionar reservas para a Turma, preenchendo os campos e clicando em “Adicionar Reservas”. Ao final, confirme clicando em “Próximo Passo”.
Por fim, a próxima tela mostrará as informações da turma. Ao confirmar as informações, clique em “Atender Solicitação”.
Pronto, a turma foi cadastrada com sucesso.
Consulte o passo a passo: Analisar Solicitação de Turma.
Quem realiza a Solicitação de Ensino Individual (Tutoria)?
A solicitação de Tutoria é realizada pelo próprio discente no “Portal do Discente”, através das abas “Ensino” à “Solicitações de Ensino Individual”. Essa solicitação deve ser previamente acordada entre faculdade-discente, obedecendo o disposto no Capítulo V do Regulamento de Ensino de Graduação, e deverá ser realizada dentro do período previsto no Calendário Acadêmico.
Quem é o responsável pelo deferimento/oferta de Tutoria em cada semestre?
O deferimento da solicitação de tutoria do discente e a oferta da turma, no SIGAA, é realizada pelo coordenador do curso dentro do período definido no Calendário Acadêmico. Durante a oferta, o coordenador cadastra o discente solicitante e sugere o professor responsável pela tutoria.
Como faço para ofertar turmas de Tutoria no SIGAA?
Após efetuar o login no SIGAA, acesse o “Portal do Coordenador”. Na aba “Turmas”, clique em “Solicitar Abertura de Turmas de Ensino Individual”.
Na tela seguinte, são relacionadas as solicitações de turma de ensino individual, realizadas pelos discentes no SIGAA. Para solicitar abertura da turma de tutoria, clique em “Solicitar Abertura de Turma” através da seta de cor verde na lateral direita.
Na próxima tela, selecione os discentes solicitantes para compor a turma de ensino individual e realize a sugestão de docente, preenchendo o campo com o nome do docente e clicando em “Adicionar”. Ao final, clique em “Submeter Dados da Solicitação”.
Na tela seguinte, verifique as informações cadastradas e caso estejam corretas clique em “Cadastrar Solicitação de Turma”.
Quem é o responsável pela homologação das Tutorias deferidas em cada semestre?
A homologação das tutorias deferidas pelas faculdades é realizada pelo Diretor do Instituto/Secretário do Instituto dentro do período definido no Calendário Acadêmico. O diretor/secretário do instituto pode devolver a solicitação de tutoria para devidos ajustes, caso necessário.
Como faço para homologar as turmas de Tutoria no SIGAA?
Após efetuar o login no SIGAA, acesse o “Portal do Docente”. Na aba “Chefia”, clique em “Turmas” à “Gerenciar Solicitações de turmas” à “Turmas de Ensino Individual”.
Na tela seguinte, terá um formulário para buscar as solicitações. Além disso, também será apresentada uma lista de solicitações pendentes. Para atender à solicitação de Turma, clique na opção “Atender Solicitação” através do sinal de “+” na cor verde.
Na próxima tela, preencha os campos referentes a localização da turma, confirmando na opção “Próximo Passo”.
Na tela seguinte, são apresentadas informações da Turma (Nome, Carga Horária, Local). Por se tratar de tutoria, o horário da turma deve ficar em branco. Ao confirmar as informações, clique em “Próximo Passo”.
Em seguida, na tela seguinte, confirme o Docente sugerido ou informe o Docente da Turma, bem como a carga horária. Posteriormente, clique em “Adicionar” e em seguida em “Próximo Passo”.
Na próxima tela, você deverá adicionar reservas para a Turma, preenchendo os campos e clicando em “Adicionar Reservas”. Ao final, confirme clicando em “Próximo Passo”.
Por fim, a próxima tela mostrará as informações da turma. Ao confirmar as informações, clique em “Atender Solicitação”.
Pronto, a turma foi cadastrada com sucesso.
Como faço para lançar conceitos no SIGAA?
Após efetuar o login no SIGAA, acesse o “Portal do docente”, o qual abrirá um painel com as Componentes Curriculares ofertadas em seu nome, no período letivo atual.
Ao clicar na componente curricular, o sistema abrirá uma turma virtual para a componente. Do lado esquerdo, no menu, clique em "Alunos" e depois em "Lançar notas". Na tela seguinte clique numa "setinha" verde localizada à direita.
Na tela será exibido todos os discentes matriculados na componente curricular. Na coluna "Resultado", para cada aluno, será atribuido um conceito conforme as opções disponíveis (EXC; BOM; REG; INS e SAP). Ao final da relação de discente, você deverá clicar em "Salvar".
Os conceitos deverão ser consolidados dentro do prazo de lançamento de conceito estabelecido pelo Calendário Acadêmico. Somente com a consolidação a turma é encerrada e os conceitos registrados no histórico dos discentes.
Como faço para lançar frequência dos discentes no SIGAA?
Após efetuar o login no SIGAA, acesse o “Portal do docente”, o qual abrirá um painel com as Componentes Curriculares ofertadas em seu nome, no período letivo atual.
Ao clicar na componente curricular, o sistema abrirá uma turma virtual para a componente. Do lado esquerdo, no menu, clique em "Alunos" e depois em "Lançar Frequência".
Na tela seguinte clique no dia que deseja realizar o lançamento, presente no calendário mostrado, e atribua “Presente” ou a quantidade de faltas para cada discente da lista. Após atribuir frequência para todos os discentes, clique em “Gravar Frequências”.
Qual o prazo para lançamento dos conceitos e da frequência dos discentes?
Segundo o Regulamento do Ensino de Graduação da Unifesspa, em seu artigo 97, III, o prazo máximo e improrrogável, é de 10 (dez) dias a contar do encerramento do período letivo estabelecido pelo Calendário Acadêmico da Instituição.
Tenho que lançar a frequência dos discentes no SIGAA diariamente?
Sim!
Mesmo podendo ser realizado no mesmo prazo do lançamento de conceito, a recomendação é que o registro da frequência seja realizado no sistema SIGAA diariamente, para garantir ao discente o acompanhamento efetivo de suas faltas. Tal registro diário é de suma importância para que o discente faça com efetividade a gestão de suas faltas, evitando que seja reprovado, no encerramento do período letivo, por não alcançar a frequência mínima exigida. (Artigo 18, I do Regulamento do Ensino de Graduação).
Posso solicitar a inclusão do Conceito no SIGAA do discente não matriculado na disciplina?
NÃO EXISTE INCLUSÃO DE CONCEITO. O Regulamento do Ensino de Graduação proíbe que qualquer aluno curse qualquer disciplina sem o devido registro de Matrícula. Em seu artigo 15 §3º, é determinado que a ausência de matricula em um determinado período letivo, implica em trancamento que deverá ser solicitado pela Faculdade.
"Art. 15: Em qualquer dos regimes acadêmicos e modalidade de oferta, a matrícula será obrigatória em cada período letivo.
§3º A ausência de confirmação de matrícula em um período letivo implicará o trancamento da mesma pela Subunidade".
Desta forma, se o aluno não estiver com o registro de matrícula efetivado no sistema SIGAA, deverá estar com matrícula trancada obrigatoriamente, não podendo assim cursar componentes curriculares no período em tela.