COLAÇÃO DE GRAU
A colação de grau é um ato oficial da Instituição e realizado em sessão pública e solene, geralmente regulamentada pelos colegiados competentes, organizada pela Unidade Acadêmica e supervisionada pelo Cerimonial.
SÍMBOLOS QUE COMPÕEM A RITUALÍSTICA DE UMA COLAÇÃO DE GRAU
Juramento
Compromisso público de bem-utilizar o poder do conhecimento em favor da promessa feita. Na origem desse ato reside a importância maior de se fazerem presentes nas solenidades, pais, familiares, amigos e, também, membros de diferentes segmentos e instituições da sociedade. O juramento feito em ato público visa reconhecer, publicamente, os direitos e deveres que os formandos possam ter, a partir do ritual de colação de grau.
Diploma
Símbolo de retratamento legal, a ser exibido à sociedade dos direitos e deveres. O diploma constitui-se em metáfora do antigo pergaminho no qual se inscrevia e se registrava a posteridade o que publicamente fora declarado.
Beca
Poder de inteligência, do conhecimento, da sabedoria, da ciência. A beca, usada na cor preta tem a função de comunicar que está sendo concedida aos formandos autoridade para exercer uma profissão na qual se prepararam e, para cujo exercício a Instituição Universitária os julgou aptos. De acordo com Speers (1998), a beca tem a marca eclesiástica, pois os mestres das primeiras universidades eram, seguramente, religiosos e se trajavam com vestes talares presentes até hoje nas universidades modernas. Assim, reafirma-se o rigor da beca que deve permear a solenidade de colação de grau.
Capelo
Símbolo maior do grau obtido e a expressão máxima do direito da lei, decorrente do exercício da profissão. Através do alto grau de estudo e persistência chegam ao poder. Portanto, o capelo (barrete) é o símbolo do poder (bispos usam barrete dentro dos templos). Em decorrência do significado que o barrete possui, na cerimônia de outorga de grau, realizada no gabinete do Reitor, a autoridade que confere grau se utiliza da borla como símbolo de imposição de poder.
Insígnia que identifica o campo de atuação do profissional. A faixa utilizada sobre a toga de cor preta, é colorida. A classificação das cores da referida faixa diz respeito à área específica do conhecimento adquirido pelo grau que é concedido ao concluinte.
Roteiro de Colação de Grau
O roteiro para a solenidade de colação de grau é de responsabilidade da Instituição, devendo ser conduzido pelo Mestre de Cerimônias (MC) e supervisionado pelo Cerimonial.
Sugestão de Roteiro para Colação de Grau Solene:
Música de abertura;
Saudação inicial (MC);
Composição da mesa diretora;
Entrada dos concluintes;
Abertura da sessão;
Ato cívico – Hino Nacional;
Juramento;
Outorga de Grau – chamada nominal dos concluintes;
Entrega do canudos e/ou assinatura da ata;
Certificação de Mérito Estudantil – melhor média geral do curso (opcional);
Discurso do Orador (único para todos os concluintes);
Homenagens aos pais e mestres (opcional)
Discurso do Paraninfo (único para todos os concluintes);
Discurso do Diretor do Instituto ou Campi (único para todos os concluintes);
Pronunciamento do Reitor ou representante;
Encerramento.
Sugestão de Roteiro para Colação de Grau de Gabinete
Saudação inicial;
Abertura da sessão;
Juramento;
Outorga de Grau;
Leitura da Ata;
Encerramento.