Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso - Direito - Conheça o Curso

banner

 

Características do Curso

     

Características do Curso:

 

 

download Grau: Bacharelado em Direito 

 

amp Duração: 5 anos (10 semestres)

 

relogio  Carga Horária Total: 4.678 h

 

d9c72f99e605468654d37dc8f62801e3.fw -300x222  Número de vagas: 40

 

Curso-a-distância-ou-presencial Modalidade de oferta: Presencial

 

Location-Icon Local de oferta: Campus Marabá

 

www Site: https://direito.unifesspa.edu.br/ 

 

 

 

Objetivos

   

Objetivo do Curso:

 

échelles-d-illustration-de-vecteur-de-justice-37882878Formar bacharéis em Direito numa perspectiva crítica construtora de uma nova práxis jurídica sedimentada na realidade social do seu tempo, aptos ao exercício da cidadania e da ordem constitucional democrática brasileira, defensores da ética, dos direitos humanos e dos direitos e garantias fundamentais, capacitados, profissionalmente, para atuar nos diversos campos do saber jurídico.


Formar bacharéis em Direito com espírito científico aguçado, cujas habilidades de observação, análise, reflexão crítica, síntese, generalização e comunicação sejam desenvolvidas, a fim de torná-los qualificados técnica e socialmente para o exercício das diversas profissões na área jurídica 


 

barra curso direito v14

 

Proporcionar aos acadêmicos de Direito, formação técnica,científica e humanística na perspectiva das mudanças sociais da atualidade, tornando-o capaz de compreender e enfrentar as exigências teóricas e práticas da vida profissional e social do bacharel em Direito; 


Formar profissionais capacitados para a defesa da cultura e dos direitos das comunidades tradicionais, bem como,
preocupados com a preservação ambiental e capacitados para atuar na defesa da flora e fauna amazônica, visando à exploração sustentável dos ecossistemas amazônicos; 

est direitoDesenvolver o conhecimento multidisciplinar e transversal, objetivando integrar ensino, pesquisa e extensão, como eixo básico estruturador do currículo para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias; 

Propiciar condições técnicas e materiais para que os estudantes elaborem o conhecimento crítico, na análise da Ciência Jurídica em confronto com a realidade social.

 

 

 

Perfil do Profissional

 

Perfil do Profissional

 

1280x962-20170508125345-Direito Uniasselvi BlumenauO Curso de Direito pretende formar um bacharel em Direito que assuma uma atitude crítica, filosófica e ética capaz de compreender o mundo e refletir sobre ele numa perspectiva de que ele é um agente transformador, sensível às necessidades sociais, culturais e ambientais do país e da região, primando pelo respeito ao ser humano, principalmente, numa perspectiva emancipatória.


Além disso, o art. 3o da Resolução CNE/CES No. 9, de 29 de setembro de 2004, recomenda que:


O curso de graduação em Direito deverá assegurar, no perfil do graduando, sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania. 

Assim, o Curso de Direito destina-se a proporcionar permanente formação humanística, técnico-jurídica e prática, indispensável à adequada compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais.


Desta feita, o egresso do Curso de Direito deve ser capaz de atender às exigências de seu cotidiano profissional pautando-se por uma conduta ética associada à responsabilidade social e profissional. Além disso, deve demonstrar: 
curso-superior-em-direito-696x416


a) capacidade para equacionar problemas e buscar soluções a partir das demandas individuais e sociais peculiares ao espaço onde está inserido; 

b) capacidade de desenvolver formas judiciais e extrajudiciais de prevenção e solução de conflitos individuais e coletivos; 

c) capacidade de atuação individual e coletiva no exercício profissional;

 

d) domínio da gênese, dos fundamentos, do processo histórico, do conteúdo do ordenamento jurídico vigente;

 

e) consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço.

 

 

Mercado de Trabalho

 

Mercado de Trabalho

 

O mercado de trabalho para o Bacharel em Direito nunca está em baixa porque existem inúmeras possibilidades de atuação, tanto em Órgãos públicos quanto na iniciativa privada.

 

Entre as dezenas de profissões que o Bacharel em Direito pode exercer, as mais popularmente conhecidas são:

 

Advogado: Um advogado é um profissional liberal, graduado em direito e autorizado pelas instituições competentes de cada país a exercer o jus postulandi, ou seja, a representação dos legítimos interesses das pessoas físicas ou jurídica sem juízo ou fora dele, quer entre si, quer ante o Estado.

 

Juiz: juiz é um cidadão investido de autoridade pública com o poder-dever para exercer a atividade jurisdicional, julgando, em regra, os conflitos de interesse que são submetidas à sua apreciação.

 

Promotor: O Promotor de Justiça é responsável pela defesa da ordem jurídica, do Regime Democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Dessa forma, atua, na área criminal, no combate à criminalidade e na fiscalização das penas e, na área cível, nos interesses da sociedade (saúde, portadores de necessidades especiais, consumidor, meio ambiente, fiscalização da probidade administrativa, infância e juventude, idosos etc.) ou indisponíveis (família, registros públicos etc.).

 

Procurador: O Procurador de Justiça tem múltiplas atribuições. Atua como fiscal da lei junto aos Tribunais de Justiça, pugnando por sua correta aplicação no sistema de revisão das decisões de primeiro grau, inclusive interpondo recursos ao Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal. A atuação poderá ser na área cível ou criminal. No aspecto cível destacam-se os pareceres sobre direito de família, propriedade, tributários, mandados de segurança, temas fazendários, bem como os feitos de interesse institucional.

 

Defensor Público: O direito fundamental à assistência jurídica integral e gratuita, previsto no artigo 5º, LXXIV da Constituição Federal, é exercido pela Defensoria Pública, instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbida da missão de prestar orientação jurídica e a defesa dos necessitados.

 

Delegado de Polícia: Os delegados são funcionários públicos responsáveis pelas delegacias e todas as ocorrências policiais registradas em sua área de competência. Sua função é investigar e reprimir a criminalidade, além de lidar com o atendimento ao público que procura a delegacia.

 

Oficial de Justiça: Incumbe ao oficial de justiça fazer pessoalmente as citações, prisões, penhoras, arrestos e mais diligências próprias do seu ofício, certificando no mandado o ocorrido, com menção de lugar, dia e hora.

 

Advogado da União: A atuação contenciosa da Advocacia-Geral da União (AGU) se dá por meio da representação judicial e extrajudicial da União (Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e dos órgãos públicos que exercem função essencial à justiça), além de suas autarquias e fundações públicas.

 

Tabelião: O tabelião no exercício da atividade notarial e de registros particulares, devidamente aprovados em concurso público exercem uma função pública delegada pelo Poder Público, com vistas a garantir a segurança jurídica dos atos praticados e torná-los oponíveis erga omnes em virtude de sua fé pública.

 

Analista Judiciário: O Analista Judiciário pode atuar em diversas áreas como: na área Administrativa, que exige formação em qualquer curso de nível superior; na área Judiciária que exige formação em Direito; ou em áreas de Apoio Especializado, que pedem que o candidato tenha registro em seu conselho de classe (seja ele em Medicina, Psicologia, Comunicação, Contabilidade etc).

Matriz Curricular

 

ATIVIDADES CURRICULARES POR PERÍODO LETIVO
PPC VIGENTE
 

PERÍODO LETIVO

ATIVIDADES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

 

 

 

 

 

 

Filosofia Jurídica

68

Teoria Geral do Estado

68

História do Direito

68

Introdução ao Estudo do Direito

68

Economia Política

68

Ética Jurídica

34

Metodologia do Trabalho Cientifico

34

SUBTOTAL

408

   

 

 

Sociologia Jurídica

68

Direito Civil I

68

Direito Penal I

68

Direito Constitucional I

68

Direito Financeiro

68

Direitos Humanos

68

SUBTOTAL

408

   

 

 

 

3º

Teoria Geral do Processo

68

Direito Civil II

68

Direito Penal II

68

Direito Constitucional II

68

Direito Administrativo I

68

Antropologia Jurídica

68

Prática da Organização Judiciária

34

SUBTOTAL

442

   

 

 

 

 

Direito Constitucional III

34

Direito Eleitoral

34

Direito Civil III

68

Direito Penal III

68

Direito Administrativo II

68

Direito Processual Civil I

68

Direito Processual Penal I

68

Prática Simulada do Processo Constitucional

34

SUBTOTAL

442


 

 

 

 

 

Direito Empresarial I

68

Direito Civil IV

68

Direito Penal IV

68

Direito Processual Civil II

68

Direito Processual Penal II

68

Direito Tributário

68

Prática Simulada do Processo Penal

34

SUBTOTAL

442

   

 

 

 

 

 

  

Direito Falimentar

34

Direito Civil V

68

Direito Empresarial II

68

Direito Processual Civil III

68

Direito Individual do Trabalho

68

Prática Simulada do Processo Administrativo

34

Prática Simulada do Processo Cível

34

Prática Real I (Penal)

68

SUBTOTAL

442

   

 

  

 

 

 

 

Deontologia Profissional

34

Direito Civil VI

68

Medicina Legal

68

Direito Minerário e Recursos Hídricos

34

Direito Processual do Trabalho

68

Direito Ambiental

68

Prática Simulada do Processo Trabalhista

34

Prática Real II (Penal)

68

SUBTOTAL

442

   

            

 

 

 

  

 

 

              8º

Direito do Consumidor

34

Laboratório de Pesquisa Jurídica

34

Direito Agrário

68

Direito Coletivo do Trabalho

68

Direito da Seguridade Social

68

Direito da Propriedade Intelectual

68

Prática Simulada do Processo Fiscal

34

Prática Real III (Trabalhista)

68

SUBTOTAL

442

 

 

 

 

 

Investigação Científica

68

Biodireito e Bioética

34

Direito Indígena e Afro-brasileiro

68

Direito Florestal

34

Direito das Pessoas com Deficiência

34

Direito da Criança e do Adolescente

34

Hermenêutica Jurídica

34

Atividade Curricular Optativa I

68

Prática Real IV (Cível)

68

SUBTOTAL

442

   

 

 

 

 

 

 

10º

Monografia Jurídica I

51

Monografia Jurídica II

17

Direito Internacional

68

Prática Real V (Cível)

68

Atividade Curricular Optativa II

68

Atividade Curricular Optativa III

68

Atividade Curricular Optativa IV

68

SUBTOTAL

408

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

360

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

4678

Voltar a lista de cursos

 


 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página
Save
Preferências do usuário de cookies
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Se você recusar o uso de cookies, este site pode não funcionar como esperado.
Aceitar todos
Desabilitar todos
Política de privacidade
Google Analytics
Ferramentas usadas para analisar os dados para medir a eficácia de um site e entender como ele funciona.
Analytics
Aceitar
Desabilitar