Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Colação de Grau: Instrução Processual

 
cocacao-de-grau-Instrucao processual
Instrução Processual
Chegou a hora de instruir o Processo de Integralização/Colação de Grau? O que fazer?
 
Para iniciar a instrução, você vai precisar da seguinte documentação:
 
1 – Memorando, encaminhando ao CRCA, a solicitação da colação de grau e a data sugerida para cerimônia. Contendo também a listagem nominal dos discentes que tenham expectativa de colação de grau, o número de matrícula e a situação de regularidade perante o ENADE.
 
2 – Cópia do memorando enviado ao Instituto, com ajuste conjunto da data da colação de grau;
 
3 – Lauda de diploma individual, impressa no SIGAA e assinada pelo discente ou por seu procurador;
 
4 – Cópia do RG e CPF impressas no verso da lauda;
 
5 – Portarias do MEC e/ou Relatório de Regularidade dos Estudantes junto ao Enade.
  
 
Para a instrução adequada do processo de Colação de Grau, se faz necessário que a Faculdade acompanhe os seguintes passos:  
Primeiro Passo 
Seta 1 passo
Orientar os discentes, no decorrer do último período letivo, a verificarem seus dados cadastrais no SIGAA, e caso necessário, solicitarem a atualização de todos os dados que não estejam preenchidos ou que estejam desatualizados. Esses dados irão compor a lauda de diploma e serão impressos no Histórico Acadêmico Final e no Diploma.
Segundo Passo  
Seta 2 passo
Verificar junto ao Instituto a data para a realização da Cerimônia da Colação de Grau, através de memorando, que será juntado ao processo.
Terceiro Passo  
Seta 3 passo
Emitir a Lauda de Diploma do discente. A lauda é gerada no SIGAA, todos os dados impressos na Lauda serão impressos no Histórico Acadêmico Final e no Diploma.
 
A Lauda de Diploma só será gerada no sistema após o discente integralizar, ou seja, concluir toda a Carga Horária exigida pelo curso. Também é requisito para emissão da lauda que todos os dados cadastrais obrigatórios estejam preenchidos, que o discente não tenha pendência na Biblioteca e que tenha gerado o "Nada Consta". Caso tenha alguma pendência ou não tenha emitido o "Nada Consta", o sistema não gerará a lauda.
 
Antes de gerar a Lauda o discente deve verificar se todos seus dados estão corretos. Caso algum dado esteja incorreto ou desatualizado deverá solicitar a atualização, para a faculdade, através de preenchimento de um requerimento e anexando os documentos comprobatórios da solicitação de atualização.
 
Após o discente conferir que todos seus dados estão corretos, deverá assinar a lauda de diploma, CERTIFICANDO QUE TODOS SEU DADOS ESTÃO CORRETOS.
 
Caso o discente não possa comparecer na faculdade para assinar a lauda, deverá constituir um procurador, através de uma procuração em via original, que poderá ser  púbica ou particular, com assinatura reconhecida em cartório. Essa via deverá ser anexada ao processo. O procurador irá conferir todos os dados do discente, assinar a lauda de diploma, CERTIFICANDO QUE TODOS OS DADOS DO OUTORGANTE ESTÃO CORRETOS.
Quarto Passo  
Seta 4 passo
Copiar (Xerox) no verso da lauda de diploma, devidamente assinada,  RG e CPF do discente, de forma que a cópia (Xerox) esteja completamente legível.
 
Atenção: não será aceita cópia da CNH como comprovação do RG, apenas como comprovação do CPF.
Quinto Passo   
Seta 5 passo
Comprovar a Regularidade no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade, de todos os discentes que terão suas documentações anexadas ao processo. A regularidade deve ser comprovada tanto na modalidade de estudante ingressante, quanto na modalidade de estudante concluinte.
 
A regularidade do ENADE pode ser comprovada através das Portarias do MEC, quando o curso não foi selecionado no ano de ingresso ou quando não foi selecionado nos últimos anos de realização do curso, e/ou através do Relatório de Regularidade dos Estudantes, quando o curso foi selecionado no ano de ingresso do estudante ou nos anos de finalização do curso. Tais documentos  podem ser retirados no portal do INEP pelo coordenador do Curso ou encontrados na página do CRCA no link: https://crca.unifesspa.edu.br/enade.html.
Sexto e último passo   
Seta 6 passo
Juntar ao processo um memorando destinado ao CRCA, informando a sugestão da data da cerimônia de colação de grau, relacionando os nomes dos formandos em forma de tabela em 3 colunas contendo: número da matrícula, nome do aluno e sua situação junto ao Enade.
 
Veja o exemplo:
Nº de Matrícula
Discente Situação no ENADE
2010406001
Antônio José da Silva Ingressante: Dispensado
Concluinte: Participante
Observação: o nome e número da matrícula demonstrados acima são fictícios.
 
Após isso, você estará com a documentação completa para solicitação da colação de grau. Só dirigir-se ao protocolo do seu campus e solicitar a protocolização e envio do processo ao CRCA.
 
Atenção: estando a documentação incompleta ou ilegível, não será autorizada a colação de grau do interessado.
 
Lembrando que no Calendário Acadêmico é estipulado o prazo para o Protocolo do Processo de Integralização pelas Faculdades / Processo de Colação de Grau.

Não serão recebidos pelo CRCA, processos de solicitação de Colação de Grau, fora do prazo estabelecido no Regulamento do Ensino de graduação.
 
Fim do conteúdo da página