Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso - Administração - Conheça o Curso

cropped-logo-com-logo

 

   Características  

Imagem2

Características do Curso:

 

capelo-para-formatura-D NQ NP 680779-MLB26864493821 022018-F  Grau: Bacharelado em Administração. 

amp Duração: 4 anos (8 semestres)

relogio  Carga Horária Total: 3.426 h

d9c72f99e605468654d37dc8f62801e3.fw -300x222  Número de vagas: 40

Curso-a-distância-ou-presencial Modalidade de oferta: Presencial

 Location-Icon   Local de oferta: Campus Rondon do Pará

www Site: https://icsa.unifesspa.edu.br

 

  

   Objetivos  

 Objetivo do Curso:

 

13142654 1402948 GDO

  

Formação de bacharéis em Administração, com as competências e as habilidades indispensáveis ao exercício profissional pleno. 

 

 

                                                                                                               

mercado-trabalho

   

Formação de gestores de organizações que atuam no mercado de micro, pequena e média   empresas em diversos setores da economia local e regional.

 

 

 

vitoriahumana crm-para-gestao-de-recursos-humanos

 

Formar profissionais com elevado senso ético, comprometido com a ciência da administração, zeloso de suas responsabilidades sociais e ambientais, preservando a formação humanista. 

 

 

 

   Perfil do Profissional

Perfil do Profissional:

 

images1Como perfil desejado do formando, capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

O Bacharel em Administração ou Administrador atua no planejamento, organização, direção e controle das Instituições, gerindo as questões financeiras, materiais e de pessoas.

Em sua atividade, utiliza as ferramentas científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e doimages1 gerenciamento. Nos processos de tomada de decisão, proporciona a circulação de novas informações, apresentando soluções flexíveis e adaptáveis ao contexto organizacional.

Tem ainda como função fixar objetivos, organizar e alocar recursos financeiros e tecnológicos, liderar pessoas e equipes, negociar, controlar e avaliar resultados, compreendendo o contexto sociopolítico em que atua e exercitando a capacidade de comunicação e de relacionamento. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e as questões socioambientais.

O perfil desejado para o egresso de Administração repousa, em uma sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomente a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania. A formação em Administração é, portanto, genérica, capacitando seu profissional para atuar em diversos setores da empresa ou instituição. 

 

   Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho:

 

Administração de empresas: Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.

Administração esportiva: Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação, clube ou equipe esportiva. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.

Administração financeira: Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.

Administração hoteleira: Gerenciar hotéis, pousadas, resorts, spas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, a área financeira, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.

Administração hospitalar: Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.

Administração de produção: Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.

Administração pública: Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.

Administração de recursos humanos: Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.

Administração rural: Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.

Administração do terceiro setor: Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.

Comércio exterior: Administrar negociações de compra e venda com companhias do exterior e auxiliar a empresa a se expandir fora do país.

Controladoria: Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.

Empreendedorismo: Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.

Gestão ambiental: Planejar e executar projetos para a preservação do meio ambiente.

Gestão de qualidade: Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias.

Logística: Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.

Marketing: Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.

Peritagem: Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.

Sistemas de informação: Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.

Vendas: Planejar e otimizar as vendas de uma empresa, negociando preços, condições de pagamentos e prazos de entrega.

 

Matriz Curricular

ATIVIDADES CURRICULARES POR PERÍODO LETIVO
PPC ATUAL
 

       

PERÍODO LETIVO

ATIVIDADES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

 

  

 

1

Teorias da Administração

68

Matemática

68

Sociologia das Organizações

68

Análise e Interpretação de Texto

68

Economia

68

TOTAL DO 1 PERÍODO

340

   

 

 

2

Teoria das Organizações

68

Estatística e Métodos Quantitativos

68

Direito Público e Privado

68

Metodologia e Pesquisa em Administração

68

Contabilidade

68

TOTAL DO 2 PERÍODO

340

   

 

 

3

Gestão Empreendedora

68

Matemática Financeira

68

Filosofia e Ética Profissional

68

Psicologia Organizacional

68

Economia e Desenvolvimento Regional

68

TOTAL DO 3 PERÍODO

340

   

 

 

  

 

4

Gestão e Contabilidade de Custos

68

Gestão Financeira e Orçamentaria

68

Gestão da Produção e da Qualidade

68

Gestão de Pessoas

68

Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais

68

Gestão de Processos

68

TOTAL DO 4 PERÍODO

408

   

 

 

 

5

Pesquisa Operacional

68

Logística

68

Gestão Mercadológica

68

Responsabilidade Social e Sustentabilidade

68

Gestão da Informação

68

Mediação de Conflitos e Coaching

68

Estágio Supervisionado I

50*

TOTAL DO 5 PERÍODO

398

   

 

 

 

6

Estratégia Empresarial

68

Negociação e Tomada de Decisão

68

Gestão da Inovação

68

Gestão de Projetos

68

Consultoria Organizacional

68

Gestão Ambiental

68

Estágio Supervisionado II

50*

TOTAL DO 6 PERÍODO

378

   

 

 

  

7

Gestão Pública

68

Análise de Investimentos e Mercado de Capitais

68

Gestão de Micro, Pequena e Média Empresa

68

Organização da Agricultura Brasileira e Mundial

68

Gestão de Serviços Profissionais

68

Trabalho de Conclusão de Curso I

51

Estágio Supervisionado III

50*

TOTAL DO 7 PERÍODO

361

   

 

 

 

8

Gestão de Agronegócios

68

Gestão de Vendas

68

Tópicos Especiais em Administração I

68

Comércio Internacional

68

Optativa

68

Trabalho de Conclusão de Curso II

51

Estágio Supervisionado IV

50

TOTAL DO 8 PERÍODO

361

Observações:

 

* A partir do 5º semestre até o 8º o aluno deve cumprir 200h relógio de estágio supervisionado obrigatório;
 * Ao longo do curso o discente deverá obter, no mínimo, 200 horas de atividades complementares para integralização da matriz curricular.
 

 

Voltar a lista de cursos

 

 

Fim do conteúdo da página
Save
Preferências do usuário de cookies
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Se você recusar o uso de cookies, este site pode não funcionar como esperado.
Aceitar todos
Desabilitar todos
Política de privacidade
Google Analytics
Ferramentas usadas para analisar os dados para medir a eficácia de um site e entender como ele funciona.
Analytics
Aceitar
Desabilitar