Curso - Administração - Conheça o Curso
Características
Características do Curso:
Grau: Bacharelado em Administração.
Duração: 4 anos (8 semestres)
Carga Horária Total: 3.426 h
Número de vagas: 40
Modalidade de oferta: Presencial
Local de oferta: Campus Rondon do Pará
Site: https://icsa.unifesspa.edu.br
Objetivos
Objetivo do Curso:
Formação de bacharéis em Administração, com as competências e as habilidades indispensáveis ao exercício profissional pleno.
Formação de gestores de organizações que atuam no mercado de micro, pequena e média empresas em diversos setores da economia local e regional.
Formar profissionais com elevado senso ético, comprometido com a ciência da administração, zeloso de suas responsabilidades sociais e ambientais, preservando a formação humanista.
Perfil do Profissional
Perfil do Profissional:
Como perfil desejado do formando, capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.
O Bacharel em Administração ou Administrador atua no planejamento, organização, direção e controle das Instituições, gerindo as questões financeiras, materiais e de pessoas.
Em sua atividade, utiliza as ferramentas científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e do gerenciamento. Nos processos de tomada de decisão, proporciona a circulação de novas informações, apresentando soluções flexíveis e adaptáveis ao contexto organizacional.
Tem ainda como função fixar objetivos, organizar e alocar recursos financeiros e tecnológicos, liderar pessoas e equipes, negociar, controlar e avaliar resultados, compreendendo o contexto sociopolítico em que atua e exercitando a capacidade de comunicação e de relacionamento. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e as questões socioambientais.
O perfil desejado para o egresso de Administração repousa, em uma sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomente a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania. A formação em Administração é, portanto, genérica, capacitando seu profissional para atuar em diversos setores da empresa ou instituição.
Mercado de Trabalho
Mercado de Trabalho:
Administração de empresas: Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.
Administração esportiva: Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação, clube ou equipe esportiva. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.
Administração financeira: Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.
Administração hoteleira: Gerenciar hotéis, pousadas, resorts, spas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, a área financeira, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.
Administração hospitalar: Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.
Administração de produção: Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.
Administração pública: Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.
Administração de recursos humanos: Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.
Administração rural: Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.
Administração do terceiro setor: Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.
Comércio exterior: Administrar negociações de compra e venda com companhias do exterior e auxiliar a empresa a se expandir fora do país.
Controladoria: Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.
Empreendedorismo: Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.
Gestão ambiental: Planejar e executar projetos para a preservação do meio ambiente.
Gestão de qualidade: Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias.
Logística: Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.
Marketing: Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.
Peritagem: Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.
Sistemas de informação: Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.
Vendas: Planejar e otimizar as vendas de uma empresa, negociando preços, condições de pagamentos e prazos de entrega.
Matriz Curricular
PERÍODO LETIVO |
ATIVIDADES CURRICULARES |
CARGA HORÁRIA |
1 |
Teorias da Administração |
68 |
Matemática |
68 |
|
Sociologia das Organizações |
68 |
|
Análise e Interpretação de Texto |
68 |
|
Economia |
68 |
|
TOTAL DO 1 PERÍODO |
340 |
|
2 |
Teoria das Organizações |
68 |
Estatística e Métodos Quantitativos |
68 |
|
Direito Público e Privado |
68 |
|
Metodologia e Pesquisa em Administração |
68 |
|
Contabilidade |
68 |
|
TOTAL DO 2 PERÍODO |
340 |
|
3 |
Gestão Empreendedora |
68 |
Matemática Financeira |
68 |
|
Filosofia e Ética Profissional |
68 |
|
Psicologia Organizacional |
68 |
|
Economia e Desenvolvimento Regional |
68 |
|
TOTAL DO 3 PERÍODO |
340 |
|
4 |
Gestão e Contabilidade de Custos |
68 |
Gestão Financeira e Orçamentaria |
68 |
|
Gestão da Produção e da Qualidade |
68 |
|
Gestão de Pessoas |
68 |
|
Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais |
68 |
|
Gestão de Processos |
68 |
|
TOTAL DO 4 PERÍODO |
408 |
|
5 |
Pesquisa Operacional |
68 |
Logística |
68 |
|
Gestão Mercadológica |
68 |
|
Responsabilidade Social e Sustentabilidade |
68 |
|
Gestão da Informação |
68 |
|
Mediação de Conflitos e Coaching |
68 |
|
Estágio Supervisionado I |
50* |
|
TOTAL DO 5 PERÍODO |
398 |
|
6 |
Estratégia Empresarial |
68 |
Negociação e Tomada de Decisão |
68 |
|
Gestão da Inovação |
68 |
|
Gestão de Projetos |
68 |
|
Consultoria Organizacional |
68 |
|
Gestão Ambiental |
68 |
|
Estágio Supervisionado II |
50* |
|
TOTAL DO 6 PERÍODO |
378 |
|
7 |
Gestão Pública |
68 |
Análise de Investimentos e Mercado de Capitais |
68 |
|
Gestão de Micro, Pequena e Média Empresa |
68 |
|
Organização da Agricultura Brasileira e Mundial |
68 |
|
Gestão de Serviços Profissionais |
68 |
|
Trabalho de Conclusão de Curso I |
51 |
|
Estágio Supervisionado III |
50* |
|
TOTAL DO 7 PERÍODO |
361 |
|
8 |
Gestão de Agronegócios |
68 |
Gestão de Vendas |
68 |
|
Tópicos Especiais em Administração I |
68 |
|
Comércio Internacional |
68 |
|
Optativa |
68 |
|
Trabalho de Conclusão de Curso II |
51 |
|
Estágio Supervisionado IV |
50 |
|
TOTAL DO 8 PERÍODO |
361 |
Observações: